Prestar atenção no combustível que é colocado em seu carro é fundamental para evitar problemas com o veículo. O combustível adulterado pode danificar o motor e trazer prejuízos, podendo até fundir. Só neste ano, a Secretaria Estadual da Fazenda fechou neste ano 38 postos no Estado de São Paulo. Em São José do Rio Preto, na última sexta-feira (4), foram sete estabelecimentos lacrados por causa da adulteração.
Na hora de abastecer, muitos motoristas nem se preocupam com a qualidade do combustível e não é difícil encontrar quem já não teve problemas causados pelo abastecimento. “O que eu e outros consumidores podemos fazer? Porque não somos técnicos, não entendemos nada sobre isso. Infelizmente estamos na mão de quem administra o posto”, afirma o comerciante José João da Silva.
Bastos explica também que a bomba de combustível e as válvulas injetoras são as primeiras peças a serem afetadas. O combustível com excesso de solvente, em contato com o óleo do motor, ainda pode causar danos no sistema de lubrificação. Para identificar se o combustível está adulterado, basta observar alguns detalhes. “Falhas no funcionamento do motor, odor muito forte saindo do escapamento ou dificuldade de dar a partida são algumas características comuns de combustível adulterado", orienta.No carro abastecido com combustível adulterado os problemas são inevitáveis. Além de falhas mecânicas frequentes, o uso prolongado pode até fundir o motor. Segundo o instrutor de mecânica Welcio Vitor Bastos, algumas peças estão em contato direto com o combustível e não estão preparadas para receber solvente. “Com o passar do tempo, o combustível que não foi queimado vai entrar em contato com o óleo lubrificante e danificar o motor”, explica.