FX2: será que um dia a FAB receberá seus novos caças?
Esse assunto é MUITO irritante. Já passou dos limites.
O Brasil está virando chacota no exterior, graças às licitações "F/X" e "F/X2", que tem feito muito barulho há MAIS DE 10 ANOS, mas não saem NUNCA do papel.
Enquanto isso, vemos Polônia e Chile com seus novíssimos F-16C/D em operação há anos. E a Venezuela, que a nossa imprensa suja adora ironizar, está lá, com os seus novos Su-30, muito mais poderosos que a nossa pobre FAB INTEIRA!
Por quê?
Porque nesses países, a renovação dos caças foi tratada como uma questão MILITAR e não POLÍTICA. Ou melhor: de POLITICAGEM, como faz o nosso país. Tais países identificaram a necessidade de substituir a linha de frente dos seus interceptadores e não perderam tempo discutindo o "sexo dos anjos".
Aqui no Brasil, tudo foi feito ao contrário: a F\X demorou tanto que, ao final, o vencedor - o Mirage 2000BR - já estava obsoleto.
Com a F/X2 já estamos correndo o risco de incorrer no mesmo erro, pois mesmo que o vencedor fosse anunciado HOJE, as primeiras entregas ocorreriam, no mínimo, em 2014. Ou seja, até que as 36 aeronaves fossem entregues e os esquadrões declarados operacionais em plena capacidade, por baixo, estaríamos por volta de 2018.
E alguém duvida que até lá existam aeronaves superiores ao Rafale F3 em operação ou em vias de ingressarem na linha de frente? De cara, cito duas: F35 e T-50.
Bem, mas vamos em frente.
Agora a Dilma resolveu reinventar a roda e adiar mais uma vez essa compra. PÉSSIMA IDÉIA. Não concordo que o Rafale seja o melhor de todos os caças do mundo, MAS: é melhor que venha o Rafale de uma vez porque ele certamente é muito superior aos F-5M! E o Rafale já foi declarado vencedor em 07/09/2009 pelo Lula, ou seja, chega de conversa.
Contudo, pelo jeito, a segunda década do século XXI ainda verá os honoráveis F-5EM, cujo primeiro vôo ocorreu em 1972 (sim, ano que vem, só a versão "E", completará 40 anos de idade!) cuidando do nosso espaço aéreo. Ainda bem que as guerras DIRETAS entre nações importantes estão fora de moda desde a 2ª Guerra Mundial.
E mais curioso ainda: para comprar aeronaves de transporte VIP, tudo é feito muito rápido, direto, sem discussões. Foi assim com os Legacy. Foi assim com o ACJ. Foi assim com os E-190. Vai ser assim com o A330MRTT. Por quê será?
Suspeito que a resposta seja óbvia. E triste! Lamentável.
E chega desse assunto irritante.
Aí está a notícia, para quem quiser perder o seu tempo lendo.
https://moraisvinna.blogspot.com/2011/01/fx-2-dilma-vai-recomecar-processo-de.html